Coma diariamente arroz, pães, massas, tubérculos e raízes. Dê preferência aos grãos integrais.
Experimente todos os tipos de massa e prefira os molhos de ervas e tomate, que são muito saborosos e menos calóricos. Cuidado com a adição excessiva de gordura aos molhos.
Prefira as pizzas elaboradas com legumes e verduras ou frutas e pouco queijo.
Pães crocantes e biscoitos cracker são opções de lanches, mas leia os rótulos para ver a quantidade de gordura total, gordura saturada, gordura trans e sódio. Escolha os tipos e marcas com teores menores desses componentes.
Procure consumir alimentos na sua forma natural. Quanto mais próximo o alimento ou bebida for da sua forma original na natureza, melhor para a saúde.
Pão e arroz integrais são fonte de fibra, vitaminas e minerais, e substâncias bioativas que ajudam a proteger a sua saúde. Alimentos com amido, quando preparados com pouca ou nenhuma gordura ou açúcar, são mais saudáveis e ajudam a manter o peso adequado. Pastéis, bolos e biscoitos são considerados alimentos ricos em gorduras e açúcares. Evite o consumo diário. Quando fizer ou comprar bolos, prefira os mais simples, de frutas, sem cobertura ou recheio. Deixe os bolos mais elaborados para comemorações eventuais e especiais.
Para qualquer tipo de alimento, prefira as preparações assadas e cozidas às fritas.
.