Consuma diariamente alimentos, como cereais integrais, feijões, frutas, legumes e verduras, leite e derivados, e carnes magras, aves ou peixes.
Nas refeições, monte o seu prato com pelo menos dois terços de alimentos de origem vegetal.
Faça ao menos três refeições principais por dia.
Comece as refeições com uma grande quantidade de salada, com folhas verdes e variedade de legumes. Beba muita água entre as refeições. Sempre tenha água em locais de fácil acesso, principalmente das crianças. Escolha os cereais destinados à refeição matinal com quantidade reduzida de açúcar e gordura, e dê preferência para os integrais. Nos mercados e restaurantes por quilo, escolha muitas frutas, legumes e verduras, e grãos em geral (cereais e feijões).
Prefira os alimentos frescos. Se for possível, faça compras pelo menos duas vezes por semana de alimentos frescos da estação, que são mais baratos e nutritivos.
Os melhores lanches, entre as refeições, são frutas frescas ou suco de frutas frescas sem adição de açúcar. Evite usar margarina, manteiga ou maionese nos sanduíches. Para substituir, experimente um pouco de óleo vegetal temperado com ervas, casca de limão ou alho. Você mesmo pode temperar o óleo em casa.
.